quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013


Bueno.
2013 não teve nada relacionado a filmes que eu me lembre, a não ser as solicitações de cópias de "A Vingança do Arquivista", que eu recebo mensalmente de tantos recantos do Brasil.
Por enquanto. A resposta é "Desculpa, o projeto está em andamento pra disponibilização. Aguardem pra breve novidades."

Mas além de uma proliferação de oportunidades no meu retorno à vida musical, e vários shows muito legais (tipo, teve um pra 20 mil pessoas. Foi incrível) assunto do qual não vou me estender aqui, porque não é o tema do blog, o que houve foi muita produção de quadrinhos.
Até por isso, não vou utilizar a estrutura da retrospectiva 2012, porque não foram tantos fatos isolados.

Pois bem, a tradição pediu outra oficina no Programa Municipal de Educação Fiscal - PMEF, evento que já é parte do cronograma cultura de Santa Maria, e assim o Quadrinhos S.A. retomou a parceria que tem sido muito benéfica ao revelar uns potenciais talentos, e apresentar pra gurizada a arte sequencial enquanto forma de expressão e crítica.





Dessa vez a parceria com o Shin Anime Dreamers não teve a oficina de mangá durante o evento (pelo menos não na primeira edição, e na segunda não contou com minha participação).
Isso em virtude do fechamento dos prazos pro lançamento da Quadrante X 13, que no meu humilde entender de quadrinhos, foi a melhor até o momento.
Mas houve outra oficina muito legal.
Ocorreu durante o evento Olhares sobre a Cultura Japonesa na Universidade Federal de Santa Maria, e foi voltada rigorosamente a mangá, obviamente, tendo sido ministrada por mim, e também o Jaczxxs, e o Alexandre Menezes, na sua primeira tenteada de oficineiro.

Fotos abaixo:







A respeito da Quadrante X nº13:


Além do desenho da capa acima, que foi finalizado e teve cores pelo Jaxsz, trabalhei em algumas das HQs, e a novidade é que vou pela primeira vez falar sobre essas HQs em um dos blogs.

Então.
O primeiro dos trabalhos foi o argumento da HQ "Conveniência", de 3 páginas 

que ganhou roteiro do Fernan P., e arte do Alexandre Menezes, na estreia da dupla que teve sua primeira publicação (a Monster Prison nº01) após participar das oficinas que eu ministrei no Quadrinhos S.A..
Então, foi algo digno de nota este primeiro trabalho deles na Quadrante X.

A historia seguinte foi um trabalho de adaptação.
Eu já havia iniciado meu roteiro para a Quadrante, com uma historia mais humana e experimental, e o Fernan escreveu um outro roteiro, que tinha similaridades com a abordagem do que eu havia escrito.
Então a ideia foi adaptar ambas as HQs em um plot que envolvesse elas e criasse uma historia maior.
O resultado foi o combo:

Acidental (Roteiro: Fernan P., e Arte: Marcel Ibaldo, 2 páginas)


e "Rarefeito" (Roteiro e arte: Marcel Ibaldo, 7 páginas)

Por ser algo tão pessoal e até intimista, reconheço que me deixou um tanto preocupado com a reação dos leitores. Mas pra minha grata surpresa, eu nunca havia tido uma historia tão elogiada e aparentemente de maneira unânime entre os leitores, então Acidental/Rarefeito acabou definindo uns rumos pro futuro do que eu pretendo escrever.
Além disso, foi muito legal me arriscar com uma historia mais longa pros padrões da Quadrante X, e especialmente, encarar o desafio auto-imposto de criar uma historia em quadrinhos inteira sem o uso de nenhum requadro, em um exercício de composição de página que repercutiu muito bem, felizmente (ainda que se fosse hoje eu ia corrigir um monte de coisa).
Aliás, a "Rarefeito” foi enfim um retorno a um trabalho autoral, com as influências gekigá que eu tinha uns tempos atrás quando comecei a fazer quadrinhos, além de que há muito tempo eu não realizava uma historia sem parcerias.


Minha quarta HQ na Quadrante X 13 foi "A Ausência de todos os Medos", de 8 páginas.

Trata-se de um argumento imaginado pelo Marcel Jaxszx há tempos, e que ele havia solicitado que eu escrevesse um roteiro com base no que ele havia imaginado.
Foi um trabalho muito legal, e uma das HQs mais sérias que eu já realizei.
A arte do Jaxsz ficou muito massa e demonstra uma evolução a cada edição da revista, e a HQ foi outra muito elogiada, e ao meu ver é uma das fundamentais nessa reformulação de conteúdo na Quadrante X.

A HQ seguinte foi Penalidade, de duas páginas

que teve roteiro escrito por mim e é uma nova parceria com o Bruno Ferreira, quadrinhista paranaense que eu encontrei nos webcomics e convoquei pra publicar na Quadrante X.
A arte do Bruno é das mais interessantes dentre os novos quadrinhistas que eu encontrei pela web, e na Penalidade, que é uma HQ de duas páginas sobre futebol, o recurso que experimentei foi contar uma historia envolvendo alguma complexidade a mais sem uso de nenhuma fala.
Foi uma das HQs mais legais em que eu já trabalhei.

E fechando a minha participação na Quadrante X de 2013, ficou o marketing institucional feito para os nossos apoiadores do PMEF.

Com argumento do PMEF, roteiro e desenhos feitos por mim, e arte-final do Jaxszx, essa nova historia em quadrinhos com o personagem criado para o PMEF, o Cid Legal, visa conscientização quanto a cidadania. É um trabalho muito divertido e que permite me manter trabalhando com um traço cartum, que é algo que eu curto muito.

A seguir uma mudança na minha profissão levou a uma mudança de cidade no RS, então o ritmo de produção mudou mas não parou.
Prova disso é que iniciei o roteiro do que viria a ser minha mais longa  e melhor (na minha opinião) HQ já concluída.
Atendendo a um convite do quadrinhista Max Andrade (autor da originalmente webcomic, e posteriormente lançada impressa: Tools Challenge), comecei a escrever essa HQ.
Esta historia em quadrinhos, outra muito humana e pessoal, chama-se Collection Balonada (logo umas novidades a respeito aqui no Blog) e tem 45 páginas.


Eu trabalhei do meu modo habitual, com o diferencial que, pelo fato de o Max ser de Minas Gerais, meu storyboard não poderia ser a riscaria de sempre.
Então tive que caprichar pra que a historia pudesse chegar bem clara pra ele avaliar se valia a pena desenhá-la.
Pelo jeito sim.
O roteiro não teve praticamente nenhuma alteração a partir do storyboard inicial que eu enviei, e assim se passaram uns 3 meses de acompanhamento e revisão constante.
O Max fez a parte dele e quem acompanha o seu trabalho pregresso quando conferir vai ter certeza que é um novo patamar tanto em se tratando de desenho, arte-final, e composição, na carreira dele.
Por isso posso dizer que foi meu melhor trabalho até o momento, e do que conheço dos trabalhos realizados pelo Max (acho que todos, sei lá) o melhor da carreira dele, também.


Nesse meio tempo, participei da exposição do 10º Encontro de Cartunistas Gauchos, o Cartucho.
O trabalho publicado foi ESSE AQUI.

Também negociei publicação de charge em dois livros por uma editora de São Paulo, o que só me faz lembrar que não posso deixar a produção nesse formato apesar da grande quantidade (pros meus padrões) de HQs nesses tempos, e de eu não lembrar se publiquei alguma charge em jornal em 2013.
É possível que sim.

Além disso, após encerrar minhas oficinas no Quadrinhos S.A. após uns 3 anos, iniciei um trabalho com oficinas de historias em quadrinhos semanais em uma escola aqui no norte do RS, e tem sido bastante desafiador, até por lidar com as potencialidades diferentes dos cerca de 40 alunos que integram este projeto.
Aproveitando que falo em oficinas de HQs, aproveito pra divulgar os trabalhos dos meus alunos que é possível encontrar online.
São eles o segundo capítulo de Monster Prison pelo Fernan P., e o Alexandre Menezes, que é possível conferir CLICANDO AQUI.
E o prosseguimento da saga da Gi Riesgo e Dani Gomes, que iniciaram a publicação da série em tiras no blog Pudim de Nanquim. Então confiram o http://pudimdenanquim.blogspot.com.br/ que elas já estão há alguns meses com tiras semanais, então tem bastante material pra conferir.

Entoncés, nessa época já era tempo de encaminhar as HQs pra próxima Quadrante X.
Acompanhei novamente na função de editor o trabalho de todos os artistas que irão publicar na edição 14, ao mesmo tempo em que iniciei uma HQ nostálgica, dessa vez em parceria com o cartunista Bício.

Nesse ponto, fui obrigado a selecionar um pouco as coisas, pra assim começar outro roteiro que está sendo desenhado agora, dessa vez uma HQ de 32 páginas, a qual eu roteirizei e storyboardeei em dezembro, então meio que ainda pode ser considerada parte dos trabalhos de 2013.

E además, houve a publicação das tiras do Quadrinhos S.A. em Quadrinhos que entraram em hiato devido à minha mudança de cidade, mas que devem retornar mês que vem. 
Então, se não esqueci nada foi isso.
2013 foi muito voltado a HQs, e isso foi legal.
Pra 2014, mesmo sendo janeiro já tem muita coisa alinhavada, inclusive um Blog novo além desse, pra publicação de uma webcomic em outra parceria, e mais alguma novidade que devo enfim ter mais pra mencionar em breve.
Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário